"Servir a comunidade e a família, garantindo educação de qualidade, assegurando acesso, permanência e o sucesso de todos os alunos, promovendo uma cultura para a paz e a justiça. Num processo de melhoria contínua" - Missão da Secretaria Municipal de Franca - SP

Indicação de livros



"A Educação qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática."

Paulo Freire




A diretora Carla, através desta página, convida a todos os professores a lerem bons livros:


A Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
- Tecendo fios do ensinar e do aprender
Autores: Adair Mendes Nacarato e outros
Editora: Autêntica
Sinopse:
"[...] O foco central da obra está nas situações matemáticas desenvolvidas em salas de aula dos anos iniciais. A partir dessas situações, as autoras discutem suas concepções sobre o ensino de matemática a alunos dessa escolaridade, o ambiente de aprendizagem a ser criado em sala de aula, as interações que ocorrem nesse ambiente e a relação dialógica entre alunos-alunos e professora-alunos que possibilita a produção e a negociação de significado."

Texto e imagem: http://www.autenticaeditora.com.br/autentica/502



Aprender com jogos e situações - problema
Autores: Lino de Macedo e outros
Editora: ARTMED


"Lançado a pouco mais de uma década, este livro continua atual e importante. Os autores revelam de maneira clara e objetiva como utilizar os recursos do título em sala de aula. Solidamente alicerçada em conceitos teóricos, a obra é muito mais que um receituário."
Camilla Ritzmann para Revista "Nova Escola" de maio/2011.



Teoria e prática do ensino de arte
Autores: Mirian Celeste Ferreira Dias Martins e outras
Editora: FTD

Sinopse:
"A forma como construímos este texto e o conteúdo abordado têm a intenção de marcar um encontro sensível entre você e a linguagem da arte e seu ensino. Nosso desejo foi tornar o texto acolhedor, abrindo espaço para o seu pensar e para pontuar ideias potenciais para o ensino contemporâneo da arte. De modo poético, com jeito de conversa, oferecemos a oportunidade de viver - pelo menos no que é possível por meio de um texto também didático - uma aprendizagem inventiva em arte..."
(As autoras)
Imagem: http://www.ftd.com.br/editora-ftd-apoiodidatico/D72/?livro=4927
Mediação da aprendizagem
Autores: Marcos Meier e Sandra Garcia
Editora: Mind Lab

Sinopse:
"O que diferencia um mediador de um professor? De que forma devemos ensinar nossos alunos para que o 'aprender a aprender' não seja apenas discurso? Como desenvolver a autonomia do aluno? Como interagir com o aluno de forma a potencializar sua aprendizagem? Como incentivá-lo a colocar tudo isso em prática? As repostas não são simples, nem diretas. Este livro apresenta um caminho - a mediação da aprendizagem. As contribuições de Feuerstein e de Vygotsky, dois dos maiores educadores do mundo, fundamentam o processo de mediar, tão necessários nos dias de hoje em que sobram informações, mas faltam o conhecimento e a capacidade de colocá-lo em prática."
(Os autores)
Imagem e texto: http://www.olivreiro.com.br/livros/2209906-mediaaaao-da-aprendizagem



Educação Infantil
Autor: Celso Antunes
Editora: Vozes



"O livro revela as novas descobertas sobre a educação infantil, traz para a prática o que se descobriu até hoje sobre a importância da estimulação no desenvolvimento infantil e mostra aos pais e educadores o que a boa educação ultrapassa no sincero desejo de amor pela criança."



Alfabetização emocional
Autor: Celso Antunes
Editora Vozes

"Apresentamos aos educadores uma proposta aberta e interativa, sobretudo aos que acreditam que o aprendizado está mudando e que o ser humano demonstra potencial para desenvolver múltiplas inteligências. O autor, com sua larga experiência na direção e orientação educacional, expõe de forma transparente e didática que a educação da emoção é possível. Respaldando-se nas pesquisas de Gardner e Goleman sobre os novos conceitos de inteligência, esta obra propõe um currículo, estratégias e meios de avaliação da "Alfabetização Emocional", incorporando-se aos princípios e fins de nossa escola, para uma nova educação."


O construtivismo na sala de aula
Autores: César Coll e outros
Editora: Ática

“As práticas pedagógicas construtivistas, conforme ressaltam Isabel Solé e César Coll em “O construtivismo na sala de aula”, são norteadas por um conjunto articulado de princípios, parâmetros e diretrizes fundamentados nas teorias sociológicas do desenvolvimento e da aprendizagem que defendem que o aluno exerce o papel principal no processo de ensino- aprendizagem e é construtor ativo do seu próprio conhecimento. Isto implica que o professor não seja mais reconhecido como transmissor de conhecimentos, mas como aquele que estimula a autonomia do aluno e cria as oportunidades de descoberta.”


Imagem: http://www.freitasbastos.com/images/detailed/270/9788508061976.jpg

Aprender e ensinar na Educação Infantil
Autores: Eulália Bassedas, Teresa Huguet e Isabel Solé
Editora: Artmed

"Este livro é um instrumento útil de reflexão, análise e otimização da prática educativa dirigida a crianças pequenas. Não é um receituário, tampouco um discurso genérico. Não diz o que precisa ser feito, nem como faze-lo, mas justifica determinadas orientações na hora de tomar decisões."


Texto:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/cultura.html?idCategoria=4&idEdicao=45


"Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!" 
Paulo Freire